26 pessoas mais ricas do mundo têm o mesmo patrimônio do que metade da humanidade

Relatório da Oxfam aponta que fortuna dos bilionários aumentou US$ 2,5 bilhões por dia

As fortunas combinadas das 26 pessoas mais ricas do mundo têm o mesmo valor do que a soma do patrimônio da metade da população mais pobre do mundo, segundo relatório da Oxfam, organização mundial que busca combater a pobreza e as desigualdades. Conforme a entidade, a soma das riquezas desse grupo seleto é a mesma dos valores das 3,8 bilhões de pessoas mais pobres.

O relatório foi divulgado para marcar o início do Fórum Econômico Mundial em Davos. A organização destaca que as fortunas dos bilionários aumentaram 12% no ano passado — o equivalente a 900 bilhões de dólares, ou US$ 2,5 bilhões por dia. Na contramão, as pessoas que compõem a metade mais pobre no mundo viram sua riqueza diminuir em 11%.

— O tamanho da sua conta bancária não deve ditar quantos anos seus filhos passam na escola ou por quanto tempo você vive, mas essa é a realidade em muitos países ao redor do mundo. Enquanto as corporações e os super-ricos desfrutam de baixos impostos, milhões de meninas são impedidas de ter uma educação decente e as mulheres estão morrendo por falta de cuidados de maternidade — disse Winnie Byanyima, diretora executiva da Oxfam International.

A Oxfam aponta que em alguns países, como o Brasil, os 10% mais pobres da população pagam atualmente uma proporção maior de seus rendimentos em impostos do que os 10% mais ricos. O estudo mostra que o número de bilionários quase dobrou desde a crise financeira. Um novo bilionário é “criado” a cada dois dias, de acordo com o levantamento.

Segundo a ONG, em 2017, a proporção era de 43 bilionários que possuíam mais riqueza do que a metade mais pobre da humanidade. A Oxfam estima que os mais ricos escondem do fisco 7,6 trilhões de dólares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>